sexta-feira, 19 de outubro de 2007

MINUTO DE REFLEXÃO

Você já parou para refletir sobre sua vida, desde o seu nascimento, ou desde o momento que seu pensamento retrocede a lembrança da sua presença no mundo como ser humano? Certamente que muito do que vivemos não nos lembramos mais, por que, talvez, não foram momentos marcantes que se fizeram importantes para nós, mas com certeza, vivemos cada segundo de nossa vida. Mas isso talvez não seja tão fundamental, por que, o que já vivemos já passou, não volta mais.

Agora lhe pergunto: E o dia de hoje! Você já refletiu, já fez uma auto análise do que fez, ou do que deixou de fazer, seja em seu próprio benefício, ou de seu semelhante?

Muitos de nós deixamos a desejar nesse aspecto.

Muitas vezes despercebidamente negamos até um bom dia a quem passa por nós, ou deixamos de solidarizarmos com o amigo que precisa de uma palavra de incentivo, de otimismo, esperança e fé.

Que tal impormo-nos uma regra simples, mas de grande valia! Que tal, quando formos nos recolher ao descanso dos afazeres do dia, e ao deitarmos a cabeça no travesseiro, revermos todos nossos momentos vividos neste dia, e após o final da película retrospectiva, preservarmos e darmos continuidade àquilo que foi bom e produtivo, e restringirmos, expurgando da nossa conduta tudo o que foi improdutivo e negativo em todos os aspectos, pois assim procedendo, estaremos melhorando e polindo com sabedoria nosso viver, apenas com esse simples, mas valioso minuto de introspecção.

Certamente o dia de amanhã será melhor, por que aprendemos no aconchego do travesseiro, a lição revisada e com amor iremos por em prática os gestos mais simples que nos foi dado de graça, nesta reflexão.