sábado, 17 de fevereiro de 2007

Oração Indígena


Ó Grande Espírito,
cuja voz eu ouço
nos ventos
e cujo sopro
dá vida ao Mundo,
ouça-me!
Eu venho a você
como vem uma criança:
sou pequeno e fraco
e preciso da sua força
e sabedoria...

Deixe-me sempre
perceber a beleza da vida
e faça meus olhos
reterem o vermelho-violeta
do por do sol.
Faça minhas mãos
respeitarem as coisas
que você fez,
e meus ouvidos
sempre prontos
para ouvir a sua voz...

Faça-me sábio
para que eu
possa conhecer
o que você ensinou
ao mundo,
a lição que você
escondeu em cada folha
e em cada pedra...

Eu peço forças,
não para ser superior
aos meus irmãos,
mas para combater
o meu maior inimigo:
eu mesmo...

Faça-me estar
sempre pronto para ir
a você com as mãos limpas
e olhá-lo direto nos olhos,
para quando a vida terminar,
assim como o dia
termina com o crepúsculo,
meu espírito possa ir
ao seu encontro
sem sentir vergonha...