quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

O Estímulo


"As qualificações para ser um terapeuta do abraço e para ser um cliente são as mesmas: basta querer.

A terapia do abraço é um processo de cura recíproca. Na verdade, o que dá e o que recebe um abraço desempenham papéis intercambiáveis. Na condição de terapeuta do abraço, você está aberto à criança que existe dentro de você, que necessita de amor, segurança, apoio, cuidados, e que precisa brincar, e você está estabelecendo contato com as mesmas necessidades no outro.

Um terapeuta do abraço não atribui culpas, nem julga. Mas ele (ou ela) reconhece que muitos de nós, em nossa sociedade reprimida, não aprendemos a solicitar o apoio emocional de que precisamos. Se o amor ou o apoio – ou o divertimento – têm sido insuficientes desde a infância, podemos sentir-nos machucados.

Se os impactos do crescimento nos deixaram com pouca auto-estima, podemos nos sentir indignos de amor – indignos de abraçar.
Os terapeutas do abraço não podem resolver todos esses problemas, mas podem respeitar as lutas íntimas de cada um e oferecer compreensão, risos palavras amigas e uma fartura de abraços.

A terapia do abraço não é apenas para os solitários ou para os que se sentem machucados. Ela pode tornar as pessoas saudáveis mais saudáveis, as pessoas felizes mais felizes, e aqueles mais seguros dentre nós ainda mais seguros.

Abraço é para todo o mundo.

Qualquer um pode ser um terapeuta do abraço. Mas se você dominar os tipos de abraço, você desenvolverá habilidades adicionais e confiança na sua capacidade natural para compartilhar abraços maravilhosos."